Primeiro nome: Seu e-mail:
RÁDIO CULTURA FM 103,3

Melhore sua letra agora (clique aqui)

Pense assim, por que o jogador de futebol quando vai bater uma falta arruma a posição da bola e se posiciona corretamente para chutar e não fazemos o mesmo quando vamos escrever.

Letra ruim = Nota ruim = Desmotivação no aprendizado.

Se o seu objetivo é melhorar a sua letra agora, aprenda a escrever usando a técnica PAE e os movimentos naturais da Ergonomografia, é fácil e rápido. E para um melhor resultado faça o curso.

Se seu objetivo é aprender calígrafia, aprenda a escrever usando a técnica PAE e os movimentos naturais da Ergonomografia, faça o curso e com facilidade poderá escrever com Calígrafia Inglêsa, Italiana, Francesa ou Ronde, Góticas ou qualquer outra que inventar.

Apresentação

Este trabalho é fruto de uma excitante experiência auto-didata que eu, perfeccionista, Engenheiro Civil formado há 30 anos, atuando nas áreas de projeto e construção, acostumado a resolver problemas, corrigir erros, fazer e a ensinar a fazer o certo, escrevia usando somente letras de fôrma maiúsculas, uma solução ruim, e ainda assim passava vergonha.

Escrever foi um grande problema desde a minha alfabetização, com uma letra ruim, muitas vezes ilegível, qualquer coisa a ser escrita sempre representava um transtorno, pois era um trabalho árduo com resultado pífio, um grande problema a resolver, pois, uma letra ruim sempre atrapalha, uma vez que faz parte da nossa apresentação.

É difícil dimensionar todos os problemas que tive durante todos estes anos por não possuir uma letra boa, disgrafia, porque alem de fazer parte da nossa apresentação, pode causar inúmeros prejuízos na escola, no trabalho, na sua ascensão social, e até mesmo o seu relacionamento com outras pessoas.

Como uma letra boa e legível, eugrafia, demonstra uma boa personalidade e organização, e você, que não possui letra boa compreende perfeitamente tudo o que quero dizer, não se sinta culpado, não tenha vergonha do que não aprendeu na escola, pois esta durante a sua vida escolar deveria ter oferecido aulas ou cursos. E este grande problema, que é deixado de lado, aflige um grande numero de pessoas. Você lembra do professor de caligrafia?

Durante o seu aprendizado na escola, sentar-se e escrever não foi e não é considerado como um trabalho, a ergonomia foi deixada de lado. Sentar-se exige adaptação do ser humano aos móveis e escrever a um instrumento, a uma ferramenta, e vice e versa, seja ela o próprio dedo ou um graveto ao desenhar na areia, uma pena, um cinzel, um pincel, uma caneta, uma máquina de escrever ou um teclado, qualquer deles exigirá movimentos coordenados e precisos, envolvimento mental e psíquico, independente do resultado.

Procurando meios para conseguir melhorar a minha letra desenvolvi a Ergonomografia, técnica que ensina não só a postura, mas também, como utilizar a sua anatomia, fisiologia e psicologia para obter melhores resultados no trabalho de escrever.

O uso da técnica irá, certamente, deixar a sua escrita mais uniforme, mas, provavelmente, não será o suficiente para que tenha uma boa letra, pois, para isto é necessário saber desenhar todos os símbolos utilizados na escrita. Como são pequenos e continuamente desenhados, exigem bom conhecimento das suas formas, boa coordenação motora e flexibilidade, cujos meios são neste ofertados.

Dercy Valentim Guaitoli
Engenheiro Civil
São Paulo, outubro de 2005


Orthogiro

Este dispositivo, um brinquedo educativo para exercícios de relaxamento e ou aquecimento para melhorar a cordenação motora e flexibilidade, ótimo passa-tempo para adultos e crianças, e que pelo simples fato de ser usado melhora a letra, é parte integrante do curso de Ergononografia.

Os exercícios que são úteis para inúmeras atividades, no lazer, no esporte e no trabalho, inclusive o de escrever (letra cursiva, teclado e mouse) e também na prevenção e recuperação das LER/DORT, na recuperação, pós traumática, dos movimento como parte de exercícios neuróbicos, etc.