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RÁDIO CULTURA FM 103,3

Depoimentos

Mariza

Sr. Dercy,

Simplesmente fantástico.

Bom dia!!!

Como é de vosso conhecimento, adquiri o orthogiro numa atitude extremada de preocupação com a caligrafia de meu filho.

Em alguns dias de exercícios, já percebe-se uma melhora absurda na caligrafia dele e o gosto pela retomada dos estudos!

Além dele estar evidentemente mais seguro, expressa um sorriso ímpar, toda vez que termina de escrever algo!!!

Muito obrigada.

Atenciosamente,

Célia

Dercy, bom dia!

Você se lembra do Davi, meu filho, com quem você esteve conversando no escritório do meu marido na Mooca?

Bem, estou lhe escrevendo para mais uma vez agradecer e contar que a caligrafia do Davi hoje não pode ser comparada ao que era antes! Em consequencia disto ele está mais seguro nos estudos e mais feliz. Muito obrigada, tenho indicado o site para várias pessoas.

um abraço,

Davy Bogomoletz

A ‘MÁQUINA PARA ESCREVER BONITO’

Psicanalista - Janeiro de 2006

A habilidade de escrever é como o ar e a liberdade: Só os que sentem falta dela é que reconhecem a sua importância. Aqueles acostumados desde cedo a escrever à mão, com lápis ou caneta, não fazem idéia das dificuldades e dos problemas que afetam os que não conseguem tão facilmente colocar sobre uma folha de papel aqueles pequenos símbolos que comunicam informações e idéias. Pessoalmente, tive disso uma experiência um tanto dura. Até a adolescência, vivi num país cujo alfabeto é totalmente diferente do ocidental. Uma vez no Brasil, passei por um verdadeiro processo de re-alfabetização, e tive que reaprender, do início, a arte de desenhar rapidamente essas cobrinhas e bolinhas tão diferentes daquelas com as quais eu já estava acostumado. Resultado: Uma letra horrorosa, que até hoje ainda prima pela irregularidade e pela feiúra.

Não que escrever ‘bonito’ seja fundamental. Mas escrever ‘feio’ dói. E muitas vezes até atrapalha, pois a pessoa fica, digamos, ‘grafologicamente inibida’. Escrever não é um luxo, é uma necessidade. E todo aquele para quem é difícil resolver uma necessidade está com um problema. Pessoas que se sentem mal quando precisam comunicar algo por escrito estão em maus lençóis. Não são analfabetas, concretamente, e muitas vezes lêem muito bem, mas ficam tolhidas e muitas vezes passam por bem menos competentes do que são na realidade.

E há um aspecto que só faz piorar as coisas: muitas das habilidades humanas podem ser treinadas – ou porque o ‘treinamento’ consiste no mero exercício da habilidade, ou porque se trata de uma atividade prazerosa, ou porque não há alternativa. No caso da escrita, esse ‘treinamento’, para ser realizado, exige uma quantidade grande demais de disciplina e determinação (quem, na infância, não foi castigado com exercícios de caligrafia?...), porque definitivamente não é uma atividade prazerosa, e porque para quem não está acostumado a escrever, evidentemente não se trata de algo que será feito na quantidade necessária – com ou sem vontade. Para pessoas com esse problema, a solução (espantosamente fácil) está nas páginas a seguir.

Esse é um dos grandes méritos da invenção aqui proposta. O inventor deste método de aperfeiçoar a escrita também sofreu desse mal, até inventar esse aparelhinho e os exercícios mostrados a seguir. Engenheiro formado há muitos anos, consciente do problema, já na meia idade e cansado do tremendo sofrimento que isto lhe causava e do quanto se sentia meio ‘aleijado’, procurou uma solução prática e inteligente para resolver o problema. Usando a sua criatividade, a longa experiência em resolver problemas e inventar coisas levou-o a inventar mais uma: Um método, a Ergonomografia, e um ‘aparelho’ (de ginástica manual), o OthoGiro, que permite a qualquer um rapidamente tornar-se capaz de escrever de um modo bem mais legível do que se julgava capaz. E o melhor: sem os torturantes esforços dos exercícios clássicos da famigerada ‘caligrafia’.

O método é tão bom que serve, inclusive, para formar ‘artistas da escrita’: pessoas especializadas em escrever convites, diplomas e outros tipos de documento formal escrito à mão, geralmente com tinta nanquim.

Mas o objetivo real, aqui, é bem mais simples: Todos aqueles que se alfabetizaram em idade adulta, ou fizeram um curso primário muito cedo e não estudaram mais, e toda aquela multidão de jovens que não se deu muito bem na escola e agora correm atrás do prejuízo nos cursos complementares, enfim, os que, por quaisquer motivos não conseguiram, até hoje, dominar o lápis ou a caneta de um modo ‘decente’, agora podem virar o jogo e dizer adeus aos seus desconfortos. Basta girar o ‘aparelhinho de ginástica manual’ por alguns minutos durante uma ou duas semanas, e fazer os exercícios segundo o método explicado a seguir, para que, digamos, dentro de um único mês, já esteja em condições de escrever qualquer coisa de maneira a ninguém jamais acreditar que apenas há umas poucas semanas não escrevia ‘direito’.

Este método não se destina a alfabetizar ninguém. Ele foi idealizado para quem sabe ler e escrever, mas que, digamos, no momento de preencher uma ficha de emprego, tem vontade de sair correndo. Ou para aqueles que, no trabalho, sentem-se muito mal quando precisam deixar um recado escrito. Ou mesmo assinar um recibo ou preencher um cheque. Ou ainda, para os que escrevem freqüentemente à mão como parte de seu trabalho (médicos, professores, advogados e até mesmo guardas de trânsito, e tantos outros) que costumam receber reclamações por sua letra ilegível.

Neste sentido, a idéia do nosso amigo inventor, Dercy Valentim Guaitoli, me pareceu genial. Pela simplicidade, pela eficiência (sim, eu próprio treinei por alguns dias, e fiquei surpreso com os resultados) e pelo bem que irá fazer a uma multidão de pessoas por esse mundo afora (pois essa idéia não ficará só no Brasil – será implementada nos países que utilizem o alfabeto ocidental clássico, e posteriormente será adaptada para os de outros alfabetos).

Lamartine Rodrigues de Barros

Advogado,insc.OAB/RJ,nº93.934, Rio de Janeiro,25 de Abril de 2007

Prezado Senhor Diretor

È com imenso prazer que através desta me dirijo a Sª Srª para relatar-lhe a minha imensa SATIS FAÇÃO,bem como,eterna GRATIDÃO por súbita modifica ção POSITIVA na minha CARREIRA cujo MÉRITO reputo a Sª Srª e Seu MARAVILHOSO método de ERGONOMOGRA FIA,cujo VISÍVEL resultado na MELHORA da minha LETRA fora POSITIVAMENTE percebido por aqueles que me cercam,com apenas TRÊS(3)DIAS de exercícios da ESCRI TA com APOIO da ERGONOMOGRÁFIA.

Sim Senhor!Repito.Em apenas TRÊS(3)DIAS de SIMPLES exercícios.

Acredite se quiser.Ao longo da minha VIDA a ARTE de manualmente ESCREVER,para mim SEMPRE fora um MAR TÍRIO por mais SIMPLES que fosse o conteúdo.E,tem mais.Não tem NADA a ver com FALTA de EXERCÍCIO de CALIGRAFIA.Não! Sempre que possível fugia A TAL ATRI BUIÇÃO.Tinha constante VERGONHA da minha LETRA, pois,ESCREVER,para mim era um SACRFICO.

Quanta OPORTUNIDADE perdera por causa da minha PÉSSIMA grafia.

Durante vinte(20)anos servi no Corpo de Fuzilei ros Navais,onde por MUITAS vezes como GRADUADO tinha OBRIGAÇÃO de ESCREVER o LIVRO da GUARDA,assim como, os de OCORRÊNCIAS.Pois bem.Ai,é que residia o MARTÍ RIO,vez que,após tais registros,o LIVRO teria que ser APRESENTADO ao Comandante para endossamento medi ante RUBRICA,ocasião que me via MORTO de VERGONHA em razão da minha HORRÍVEL LETRA.

Quando ingressei na faculdade de engenharia, imaginava que em razão dos FORMULÁRIOS minha LETRA melhoraria,o que não ocorrera,nem por ocasião do curso de TOPOGRAFIA,em cujas aulas o numero de FORMULÁRIOS eram bem mais.

Posteriormente,ao INICIAR a faculdade de FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO TÉCNICO(optara por construção civil),imaginei que minha LETRA melhora ria em razão do aprendizado didático-pedagógico,o que novamente NÃO ocorrera.Era a FORMAÇÃO de mais um grau de VERGONHA.

Embora DOMINASSE o conteúdo ACADÊMICO,não sentia SEGURANÇA para LECIONAR em razão da minha PÉSSIMA GRAFIA.

Sempre GOSTEI de ESTUDAR e ESCREVER.Fiz DIVERSOS CURSOS,me graduando por fim,em DIREITO cuja profis são ora EXERÇO com AMOR,CARINHO e ZELO PROFISS IONAL,realizando atualmente o curso de PÓS-GRADUAÇÃO em DIREITO MILITAR.

Contudo,ao longo desteS TREZE(13)últimos anos, fui TRAÍDO diversas vezes pela ausência de uma LETRA BONITA o que me IMPORA trabalhar por conta própria, vez que somente Eu entenderia os meus GARRANCHOS.

Todavia,nem tudo estava,perdido,pois, ao acessar a INTERNET a PROCURA de um MEIO de MELHORAR minha LETRA,no dia 23/03/2007,tive a BOA SORTE de ENCON TRAR esta MARAVILHOSA,técnica,a ERGONOMOGRAFIA.E, acredite se quiser,em apenas três(3)dias,de realiza ção dos EXERCÍCIOS por Sª Srª CRIADOS.Encontrei meu AZIMUTE GRÁFICO.

Puxa! Pela PRIMEIRA(1ª)VEZ na minha vida,sinto o PRAZER de manualmente ESCREVER.Não da vontade de parar!

MUITÍSSIMO OBRIGADO!!!

Tão logo me seja possível dispor de seu Endereço Comercial,lhe enviarei minhas PROVAS.

Cordialmente!

José Barros

Olá moçada!

O meu depoimento é simples.

Uma caligrafia legível e bonita sempre foi palco de elogios. A minha ficava a desejar até mesmo para mim que às vezes ficava um pouco chateado quando as pessoas perguntavam que nome era esse ou aquele porque certamente não estavam entendendo bem ou de forma nenhuma.

Como para tudo existe uma solução, comecei as pesquisas e encontrei esse curso que se encaixou direitinho tanto na prática como nas finanças.

Iniciei e logo nas primeiras lições percebi as mudanças na maneira de deslizar a caneta buscando a melhor forma de p ro duzir a letra.

Como ainda estou começando, e falta mais um pouco de treino, pretendo concluir o curso e enviar os testemunhos para que outras pessoas possam avaliar e iniciar uma nova maneira de escrever.

Gilvan

Mossoro, 20/06/08.

Estou muito satisfeito com o curso, minha letra esta melhorando consideravelmente, quando escrevo devagar minha letra fica "show", porem se for rapido começo a errar + por favor gostaria de continuar o curso,favor enviar as liçoes restantes.

Waldemir José Giberni

Ola Dercy

Estou achando as aulas magníficas...Precisamos nos lembrar que a letra demonstra, de certa forma, ordem e capricho no que fazemos. Como pode um professor pensar em alfabetizar se os alunos não conseguem interpretar e copiar o traçado correto da letra? Ela é um símbolo e como tal, deve ser compreendido por todos. Dizem que letra é personalidade.

Acedito que sim, mas com o passar do tempo e não com o alunos iniciantes. Sou coordenador de um Curso de Pedagogia e acho esse material importatíssimo para os futuros professores melhorarem a letra. Tenho divulgado o site de vocês para que os alunos treinem e possam melhorar o traçado das letras. Falar em caligrafia parece coisa do passado, mas pergunto: Será? O traçado de um "a" por mais que queiramos sempre terá uma forma correta para entendimento.

Fico furioso quando vejo os "garrachos" de muitas futuras professoras. Aí poego no pé e "determino" que façam o curso de caligrafia como se fosse um "nivelamento".

Bem.... falei bastante
Parabéns pelo excelente trabalho
ah..preciso das lições seguintes.

Abraços e sucesso